Dr. Yuri Santos Rosa

TDAH
TDAH

O que é o TDAH?

O TDAH é um dos transtornos do neurodesenvolvimento mais comuns da infância, afetando aproximadamente 5% das crianças em todo o mundo e persistindo na idade adulta em aproximadamente 2,5% dos adultos. A condição é caracterizada por desatenção, hiperatividade e impulsividade mais graves e frequentes do que o esperado para a faixa etária do indivíduo.

Sintomas:

O TDAH se manifesta por meio de três sintomas principais: desatenção, hiperatividade e impulsividade. Cada eixo possui vários aspectos, que detalharei a seguir:

1 – DESATENÇÃO:

  • Dificuldade em manter a atenção: Pessoas com TDAH têm dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades de lazer, principalmente quando a atividade dura muito tempo ou é considerada monótona.
  • Erros por descuido: Muitas vezes cometem erros por falta de atenção aos detalhes na escola, no trabalho ou em outras atividades.
  • Dificuldade em organizar tarefas e atividades: Organizar tarefas ou atividades pode ser um desafio, levando a uma má gestão do tempo e à incapacidade de concluir as tarefas no prazo.
  • Facilmente distraído: Eles se distraem facilmente com estímulos irrelevantes, interrompendo a conclusão da tarefa.
  • Esquecimento durante as atividades diárias: É comum esquecer atividades diárias como compromissos, obrigações ou tarefas simples como pagar contas.

2 – HIPERATIVIDADE:

  • Inquietação motora: sentir-se frequentemente inquieto, movendo as mãos ou os pés ou contorcendo-se na cadeira.
  • Incapacidade de permanecer sentado: Eles podem levantar-se frequentemente em situações que exigem que se sentem, como na aula ou no trabalho.
  • Sentimentos de estar “acelerado”: Frequentemente relatam ou expressam sentimentos de inquietação interior ou dificuldade de relaxar.
  • Excesso de atividades: Participação excessiva em atividades fisicamente exigentes ou inadequadas ao ambiente ou situação.

3 – IMPULSIVIDADE:

  • Resposta precipitada: A tendência de responder repentinamente antes de uma pergunta ser concluída, o que pode levar a respostas incorretas.
  • Dificuldade em esperar pela sua vez: Em situações de grupo, podem ter dificuldade em esperar pela sua vez, seja num jogo ou numa conversa.
  • Interromper ou intrometer-se: Eles podem interromper outras pessoas ou intrometer-se em situações sem perceber que seu comportamento é inadequado. 

Os sintomas devem ser observados em vários ambientes, como em casa, na escola ou no local de trabalho, e devem causar prejuízo significativo no funcionamento social, acadêmico ou ocupacional do indivíduo. O diagnóstico preciso e a intervenção especializada são essenciais para o manejo eficaz do TDAH, utilizando estratégias que atendam às necessidades específicas do indivíduo e promovam uma melhor qualidade de vida

Impactos na vida diária:

  • Desempenho Acadêmico: Crianças com TDAH frequentemente enfrentam desafios significativos na escola. Eles podem ter dificuldade em manter o foco, seguir instruções e concluir tarefas. Isso muitas vezes resulta em pontuações baixas e avaliações negativas, que não refletem necessariamente o seu verdadeiro potencial intelectual.
  • Relações Sociais: O comportamento impulsivo e a dificuldade de regular as emoções podem complicar as interações sociais. Tanto crianças como adultos com TDAH podem ter dificuldade em manter amizades devido a frequentes mal-entendidos e conflitos.
  • Desempenho no trabalho: Adultos com TDAH muitas vezes enfrentam obstáculos no local de trabalho, incluindo dificuldade.

Tratamento:

1 – MEDICAMENTOS:

  • Estimulantes: São a primeira linha de tratamento para o TDAH e incluem medicamentos como metilfenidato e anfetaminas. Eles ajudam a aumentar e equilibrar os níveis de neurotransmissores no cérebro, melhorar a concentração e reduzir a hiperatividade e a impulsividade.
  • Não estimulantes: alguns pacientes podem responder melhor a medicamentos não estimulantes, como atomoxetina, que também ajudam a controlar os sintomas de TDAH, mas atuam por mecanismos diferentes.

2 – TERAPIAS:

  • Terapia comportamental: ajuda a desenvolver habilidades para gerenciar comportamentos problemáticos, estruturar rotinas diárias, aumentar a motivação nas interações familiares e melhorar as habilidades organizacionais e de planejamento.
  • Treinamento de habilidades sociais: ensina estratégias para melhorar as interações sociais e desenvolver relacionamentos mais saudáveis.
  • Apoio Acadêmico Especializado: Programas e estratégias específicas podem ser implementadas para ajudar os alunos com TDAH a atingir seu potencial educacional.
  • Coaching de TDAH: Voltado para adultos, auxilia na organização e planejamento, além de estratégias para gerenciamento de tempo e tarefas diárias.

3 – MUDANÇAS DE ESTILO DE VIDA:

  • Dieta e exercícios: Uma dieta balanceada e exercícios regulares podem ajudar a melhorar os sintomas de TDAH.
  • Técnicas de atenção plena e meditação: podem ajudar a concentrar e controlar o estresse.

QUANDO PROCURAR UM ESPECIALISTA EM SAÚDE MENTAL/PSIQUIATRA?

  • Os sintomas persistem: se os sintomas de desatenção, hiperatividade ou impulsividade continuarem a impactar negativamente a qualidade de vida, o desempenho acadêmico ou ocupacional, mesmo após intervenções iniciais, como mudanças na rotina diária ou nos métodos educacionais.
  • Diagnóstico preliminar: Se você suspeitar que você ou seu filho podem ter TDAH. O diagnóstico preciso é crucial para um tratamento eficaz.
  • Problemas emocionais ou comportamentais relacionados: se sintomas de ansiedade, depressão ou outros problemas comportamentais estão presentes ao mesmo tempo.
  • Avaliação da medicação: Discutir a possibilidade de iniciar a medicação ou ajustar as prescrições existentes.
  • Orientação e apoio: Aconselhamento sobre estratégias de gestão de longo prazo e apoio contínuo.

Doenças geralmente associadas ao TDAH:

ansiedade: Compreendendo a Ansiedade

depressão: Depressão: o que você precisa saber?

Leitura complementar: https://tdah.org.br/sobre-tdah/o-que-e-tdah/


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